Manchas de óleo causam preocupação com impactos no meio ambiente

postado em: acontece | 0

Ashley Malia

Forma mais tóxica do petróleo está dissolvida na água e não pode ser vista a olho nu. Foto: Adilton Venegeroles | Ag. A TARDE

Com as manchas de petróleo atingindo cada vez mais praias baianas, a situação permanece ainda sem muitas respostas, mas causando receio dos impactos que o acidente deve gerar no meio ambiente. Usando a própria força, a população segue se unindo aos órgãos públicos para tentar minimizar o problema, entretanto, a preocupação se estende para além do que pode ser visto nas praias.

Ministério da Agricultura proíbe pesca no Nordeste

“Além desse óleo visível, existe uma parte do petróleo que está dissolvido. Ele é não-visível e microscópico. Essa forma do petróleo é a mais tóxica que tem, porque é dessa maneira que pessoas e animais vão acabar assimilando por contato, ou até ingerindo ao mergulhar”, explicou o pesquisador Ícaro Moreira, membro do Departamento de Engenharia Ambiental da Universidade Federal da Bahia (Ufba).

Segundo o pesquisador, o óleo é um poluente muito perigoso e uma das maiores preocupações é a chegada da substância aos manguezais, que são áreas mais sensíveis e difíceis de remover o petróleo. Caso chegue aos sedimentos de manguezal, animais como caranguejos, peixes e ostras podem acabar assimilando os materiais e acumulando nos tecidos.

Caso as técnicas de remediação não sejam bem aplicadas, durante o tempo, a densidade dos manguezais pode diminuir, assim como o número de peixes, ostras e caranguejos, podendo afetar até a fertilidade desses organismos. “As praias terão a recuperação mais rápida, pois o processo de subida e descida de maré são naturais, que auxiliam na quebra e degradação do petróleo”, comparou Ícaro, afirmando que o tempo de recuperação depende muito da turbulência de cada praia.

O pesquisador exemplificou a situação chamando atenção para um caso que presenciou enquanto cursava o mestrado. Segundo ele, uma área de manguezal que sofreu derramamento de óleo na década de 90 ainda possuía resquícios da substância na região em 2010. “O manguezal é onde o petróleo vai demorar mais, pois tem um sedimento muito fino e lamoso, com uma capacidade muito forte de se ligar ao poluente”, frisou.

Com compostos altamente tóxicos, como o tolueno, benzeno e xileno, que também estão presentes na gasolina, Ícaro Moreira explicou também que a coleta da substância nas praias deve ser feita com muita cautela, pois além de oferecer riscos ao meio ambiente, o petróleo pode causar muitos problemas na saúde da população, caso tenham contato frequente. Além disso, não pode ser colocado em ambientes fechados e aquecidos, pois há o risco de combustão.

Nascido praticamente na beira do mar, Augusto Borges, de 49 anos, é um dos voluntários que fazem parte do grupo Guardiões do Litoral, que se dedica a limpeza do óleo nas praias soteropolitanas. Ele, que já tinha o costume de fazer coleta de sacos plásticos, garrafas pet e outros resíduos indevidamente descartados das praias pela população, se viu assustado e preocupado com a chegada das manchas em Salvador. “Mesmo vendo a situação do óleo no Nordeste, a gente nunca espera que chegue na nossa casa”, lamentou.

Quando o petróleo chegou nas praias da capital baiana, Augusto começou a fazer parte de um mutirão e o grupo foi crescendo. Já que mora em Amaralina, o técnico de Informática faz a limpeza nas regiões de Amaralina e Pituba. Em entrevista ao Portal A TARDE, ele afirmou que a situação melhorou em Amaralina nesta semana, mas ainda há pontos com algas e crustáceos, além de pedras, que estão impregnados de óleo.

“Há muita dúvida no ar, não sabemos a origem e a quantidade que ainda pode chegar. Está fazendo mal para o meio ambiente e os voluntários estão tirando o óleo ‘no braço, na unha'”, disse. Para ele, a população deveria estar mais preocupada com a situação, pois ainda há muita gente frequentando as praias normalmente. “É uma situação perigosa e não há atitude, deveriam seguir o conselho da Ufba e interditar as praias”, concluiu.

fonte:
http://atarde.uol.com.br/bahia/noticias/2103657-manchas-de-oleo-causam-preocupacao-com-impactos-no-meio-ambiente

Deixe uma resposta