ONU diz que é preciso tratar as causas ambientais da pandemia

postado em: acontece | 0

Relatório do Programa das Nações Unidas para o meio Ambiente (PNUMA) aponta para a necessidade de prevenir novos surtos de doenças zoonóticas

Na visão dos pesquisadores, a exploração da vida selvagem e a destruição de ecossistemas pode estimular a propagação de doenças zoonóticas, como a Covid-19, em humanos (Foto: iStock/Getty Images)

 

O mundo está tratando os efeitos da pandemia de coronavírus sobre a saúde e a economia, mas é preciso um olharmais atento às causas ambientais de problemas como o atual, dizem os autores do relatório “Prevenir a Próxima Pandemia – Doenças Zoonóticas e Como Quebrar a Cadeia de Transmissão”, do Programa das Nações Unidas para o meio Ambiente (PNUMA) e do Instituto Internacional de Pesquisa Pecuária (ILRI, sigla em inglês), divulgado na segunda-feira (6/7). Por conta disso, nos próximos anos, um fluxo constante de doenças como a Covid-19 pode pular de animais para seres humanos.

Antes do novo coronavírus, cerca de 2 milhões de pessoas morriam em consequência de doenças zoonóticas todos os anos, a maioria em países pobres. Segundo os especialistas, a pandemia atual era altamente previsível. “Covid-19 pode ser a pior, mais não é a primeira”, disse o chefe do Meio Ambiente da ONU, Inger Andersen.

Segundo o documento, estudos científicos de todo o mundo apontam sete prováveis fatores mediados pelo homem que estão impulsionando o surgimento de doenças zoonóticas como a Covid-19. Entre eles, estão o aumento da demanda por proteína animal, a intensificação agrícola feita de forma insustentável e aumento do uso e exploração da vida selvagem. Somam-se à relação a utilização insustentável de recursos naturais acelerada pela urbanização, mudança no uso da terra e indústrias extrativas; aumento de viagens e transportes; mudanças no suprimento de alimentos e mudanças climáticas.

“A ciência está clara de que, se continuarmos explorando a vida selvagem e destruindo nossos ecossistemas, podemos esperar um fluxo constante dessas doenças saltando de animais para humanos nos próximos anos”, afirmou.

fonte:
https://revistagloborural.globo.com/Noticias/Sustentabilidade/noticia/2020/07/onu-diz-que-e-preciso-tratar-causas-ambientais-da-pandemia.html

Deixe uma resposta