Fundações Rockfeller e IKEA criam fundo de 839 milhões de euros para financiar energias limpas

postado em: acontece | 0
LUSA
22-06-2021 00:00h

A Fundação Rockefeller e a da empresa sueca IKEA anunciaram hoje a criação de um fundo dotado de 1.000 milhões de dólares (839 milhões de euros) para financiar projetos de energias limpas. Com esta iniciativa conjunta, as fundações pretendem reduzir as emissões de gases com efeito de estufa em 1.000 milhões de toneladas e fornecer eletricidade proveniente de fontes renováveis a 1.000 milhões de pessoas. O anúncio foi feito no âmbito de uma reunião promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU), na qual governos e empresas devem apresentar compromissos de resposta à emergência climática.

“A nossa ambição coletiva é criar uma plataforma que apoie programas de energias renováveis que possam oferecer reduções de gases com efeito de estufa de forma rápida e eficiente e acelerar a transição energética”, assinalou, em comunicado, o administrador-delegado da Fundação IKEA, Per Heggenes. O objetivo do projeto é substituir fontes de energia poluentes por outras renováveis e, ao mesmo tempo, levar energia a comunidades que não a têm ou são fornecidas de forma inadequada. “Milhões de vidas e milhares de milhões de dólares perderam-se por causa do novo coronavirus, forçando pessoas a regressarem à pobreza, ao fim de décadas de progresso. Os efeitos da crise climática tornarão isto ainda pior, pelo que temos de investir agora para inverter esta espiral”, acrescentou o presidente da Fundação Rockfeller, Rajiv J. Shah.

Este encontro, que se realiza de forma virtual, decorre até dia 25, com representantes de países, instituições internacionais e empresas de todo o mundo. Hoje, na abertura, o secretário-geral da ONU, António Guterres, apelou à aceleração das medidas que permitam um acesso universal à energia em 2030 e, ao mesmo tempo, cumprir as metas de luta contra as alterações climáticas. Esta reunião serve de preparação para um encontro de alto nível sobre energia que a ONU vai acolher em setembro, no qual se espera que países, cidades e empresas apresentem compromissos voluntários para atingir aqueles objetivos.

Fonte:https://www.saudemais.tv/noticia/32812-fundacoes-rockfeller-e-ikea-criam-fundo-de-839-milhoes-de-euros-para-financiar-energias-limpas

Deixe uma resposta